Você tem a sensação de que as situações negativas parecem se repetir na sua vida?
Saiba que isso ocorre porque o cérebro costuma buscar formas, no mundo real, de confirmar tudo aquilo que você acredita. Ou seja, a mente cria a nossa realidade.
Todas as pessoas têm um conjunto de crenças sobre relacionamentos, trabalho, família e outros assuntos. Essas convicções são baseadas nas experiências negativas e positivas de cada um e tendem a determinar as suas vidas. Porém, é importante entender que existem algumas formas de lidar com essas situações para garantir maior qualidade de vida.
Por esse motivo, preparamos este post para apresentar algumas dicas de como evitar essa sensação de que os ciclos de negativismo tendem a se repetir na sua vida.
Quer saber mais sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!
Em geral, o sistema de crenças do indivíduo é formado até os 7 anos de idade. Ele se baseia em tudo o que a criança ouve, vê e sente durante a primeira infância. Dessa forma, ao vivenciar determinadas experiências continuamente, o cérebro registra os seus resultados como verdade em todas as situações semelhantes.
Ao nascer e durante os primeiros anos de vida, somos o centro da atenção daqueles que nos rodeiam, e isso nos leva a nos sentirmos importantes, valiosos e merecedores.
Conforme crescemos, a forma como o nosso meio se relaciona conosco muda e a atenção que recebemos se ajusta a nossa idade. O mundo já não gira ao nosso redor como antes e precisamos adaptar a percepção do nosso valor pessoal a esta nova realidade. Isso tudo é muito normal e natural que aconteça com todos nós.
Entretanto, em muitos casos, ao não serem mais o centro do mundo daqueles que amam, entendem que não têm valor e que não são merecedores de carinho, afeto ou atenção.
Para não sofrer, o sistema tende a se adaptar e deixam de esperar mais e aceitam não serem bons o suficiente, e que fez algo de errado para não receber mais a mesma atenção como recebia antes. Esse é só o início das inúmeras situações ao longo da infância, ao qual ocorrerá essa adaptação das emoções e sentimentos esperados, com resultados diferentes e muitas vezes frustrados, o que tem relação direta com os resultados que obterão para aquilo que, na vida adulta, pretendem empreender, pois sempre encontramos evidências em nossa realidade de tudo aquilo que acreditamos, e temos como verdade absoluta aceita pelo nosso subconsciente.
E aqui se inicia um padrão que coloca o poder do seu bem-estar na mão dos outros, influenciando na busca por objetivos audaciosos, que te façam feliz.
Por isso, é comum que alguns adultos lidem mal com situações que parecem simples. Por exemplo, o medo de falar em público ou a fobia social podem ser resultado de situações vivenciadas durante a infância. Portanto, é importante buscar formas de superar esses bloqueios e limitações para garantir uma vida mais saudável.
A seguir, apresentamos algumas dicas de como evitar essas ondas de negativismo na sua vida. Acompanhe!
Ao fazer uma auto avaliação, você provavelmente encontrará características pessoais ou observará algumas situações vivenciadas das quais não terá orgulho. Se for realmente sincero, se dará conta do quanto contribuiu para estar no lugar onde se encontra. Porém, ao julgar o seu passado, você não mudará o futuro. Pelo contrário, é possível que você entre em um ciclo de negativismo que impacte a sua vida presente, o que tem um grande potencial de prejudicar o seu amanhã.
Portanto, olhe para a sua história com carinho, sem nenhum julgamento ou preconceito. Afinal, todas as escolhas feitas ao longo da sua vida foram baseadas nas informações que você tinha em cada momento, e julgar o seu passado não altera o seu futuro.
Aprenda com o passado, mas continue caminhando e entendendo como é o futuro que quer pra você.
Entenda que todas as situações que ocorreram ou que ainda estão por vir na sua vida são fruto das suas escolhas. Afinal, você não é vítima das circunstâncias. Pelo contrário, você é a única pessoa capaz de guiar a sua história e de determinar como os acontecimentos poderão influenciar a sua jornada.
Este pode não ser o lugar onde você gostaria de estar; ainda assim, é o lugar que você escolheu, ainda que não tenha consciência disso; e no momento em que estiver preparado você fará uma escolha diferente que o levará a outro lugar. Portanto, ao se deparar com qualquer situação, seja boa ou ruim, entenda que somente você pode decidir de que forma aquilo impactará a sua vida, e que apenas você tem o poder de mudar o seu destino.
Você tem o poder. A história é sua. Não esqueça disso.
Muitas vezes temos dificuldade de abandonar alguma crença, porque de alguma forma, ela nos serve e traz algum ganho.
Evitamos inconscientemente deixar de ser a vítima das nossas vidas porque gostamos da atenção ou da pena com a qual os outros nos olham. Ou ainda, nos mantemos numa procrastinação constante pois queremos manter uma zona de conforto alcançado pelo apoio recebido de amigos ou familiares. Optamos por manter a dor conhecida afastando a promessa de uma felicidade desconhecida.
Muitos são os motivos. Olhe corajosamente para essa falsa verdade instalada.
Não tenha medo de questionar absolutamente tudo aquilo que até hoje aceitou como verdade incondicional.
Se você decidir mudar uma característica pessoal ou alguma situação negativa vivenciada repetidamente ao longo da sua vida, saiba que o processo não é tão fácil e pode ser por vezes doloroso. Porém, o resultado pode ser uma vida plena e um futuro completamente diferente.
Para que isso seja possível, uma dica muito importante é voltar toda a sua concentração aos resultados que você pretende alcançar com essas mudanças. Ao olhar para os seus objetivos fica mais fácil adotar as ações e os sacrifícios necessários para alcançá-los.
Determinar objetivos claros e resultados concretos, mensuráveis e palpáveis é fundamental para operar mudanças de longo prazo.
Veja algumas dicas importantes que através da auto-observação podem ser identificadas, quando anteriormente passavam despercebidas por meio da proteção inconsciente da mente, e que, quando trazidas para o consciente, podemos escolher a melhor alternativa.
Pessoas negativas tendem a manter seus pensamentos em “como poderia ter sido”, ou “como poderia ter acontecido”. Focam em situações que não podem ser mudadas.
Melhor alternativa: Aprenda com os erros, faça o melhor da próxima vez. Traga do passado apenas o aprendizado e nada mais.
Desistir no meio do caminho traz sensação de derrota.
Melhor alternativa: Não importa como acabe, enfrente as dificuldades, supere-se, e aumente sua confiança.
Planejar e estabelecer metas é fundamental e a única forma de conquista. Porém estabelecer metas impossíveis, trarão desapontamentos e sensação de fracasso.
Melhor alternativa: Pequenos objetivos factíveis farão sentir-se realizado ao alcançá-los, e com entusiasmo para ultrapassá-los gradativamente para objetivos maiores.
Pessoas negativas evidenciam suas fraquezas ao invés de desenvolver sua autoimagem positiva.
Melhor alternativa: Reconhecer fraquezas é diferente de permitir que elas tomem conta de seus pensamentos, atitudes e definem seu futuro. Foque no que você tem de bom.
É tentador permanecer na zona de conforto, pois parece seguro e sem riscos. Estagnação é um forte fator que potencializa a infelicidade.
Melhor alternativa: Pode ser combatida facilmente com novas experiências. Procure inovar diariamente, faça um trajeto diferente, prove um novo sabor, ouça um gênero musical novo para você, enfim, quebre suas rotinas.
Pessoas negativas importam-se e buscam constantemente aprovação de outras pessoas.
Melhor alternativa: Nunca será possível agradar a todos. Faça apenas o que te faz feliz.
Pessoas que evitam organização e planejamento estão menos preparadas para as adversidades da vida. Mesmo que seja algo simples, desorganização certamente irá atrapalhar seu desenvolvimento.
Melhor alternativa: Restaurar a ordem pode ajudar a ganhar um senso de controle sobre as coisas e situações
Ter uma visão muito séria sobre as coisas ao seu redor, dificulta sua capacidade de relaxar. Vence aquele que melhor se adapta às situações, e não o mais forte.
Melhor alternativa: Ter a capacidade de relaxar e rir de si mesmo e das diversas situações da sua vida, transforma sua visão sobre as coisas. Portanto, flexibilize-se, desenvolva seu humor e viva mais leve.
A extrema negatividade pode e deve ser evitada. Não estamos felizes o tempo todo, pois enfrentamos dias desafiadores. Atitudes negativas presentes em sua rotina podem ser trabalhadas e resignificadas
Melhor alternativa: A disposição mental diante da vida e das adversidades determina nossa performance e capacidade de enfrentamento. Melhore seu humor e também seus resultados.
Além de ser um grande ladrão de tempo, muitas pessoas migram a vida para o modo online, e passam muito tempo se comparando aos outros, trazendo grandes efeitos negativos, além de atrapalhar sua rotina com suas atividades mais importantes.
Melhor alternativa: É fundamental passar a maior parte do seu tempo longe da tela do computador, smartplones e tablets. Desenvolva novas atividades para o seu dia, focando no que é importante para seu melhor desenvolvimento e aproveitamento de tempo.
Ao inserir a meditação na sua rotina você consegue acalmar e relaxar a mente. Dessa forma, é possível afastar os pensamentos negativos que podem prejudicar o seu dia a dia e eliminar as suas crenças limitantes. Além disso, a prática contribui para a redução do estresse e da ansiedade, promovendo maior qualidade de vida.
Para aproveitar esses benefícios, você pode meditar sozinha ou com o auxílio de um instrutor. O importante é escolher um ambiente calmo e tranquilo e fazer as técnicas diariamente, conforme as orientações sugeridas pelo profissional.
Para que você tenha uma mudança no seu mindset é importante buscar o auxílio de profissionais especializados como terapeutas ou psicólogos. Com o conhecimento e a experiência adquirida na sua trajetória, eles estão aptos a fornecer a ajuda necessária para que você consiga lidar com o conjunto de crenças limitantes que fazem parte da sua vida.
Além disso, esses profissionais podem fornecer o apoio necessário para que você consiga identificar alguns padrões de comportamento que fazem parte da sua jornada. Dessa forma, é possível entender as razões de determinadas atitudes e identificar as ações que devem ser adotadas para modificá-las, sempre que necessário.
Como você pode perceber, a percepção de que as situações negativas tendem a se repetir na sua vida podem ter origem na sua infância. Portanto, é importante que você saiba como identificar as causas desses pensamentos. Assim, é possível adotar as ações necessárias para evitar que eles determinem o seu futuro. Dessa forma, é possível ter uma vida plena e tranquila.
E aí, gostou deste post? Já sabe como ter uma vida mais saudável emocionalmente? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam como mudar as suas crenças limitantes e ter um futuro promissor.
Até a próxima!