Para identificar quais emoções geraram os sentimentos que são os principais responsáveis por nossa saúde e bem-estar, é necessário compreender a si mesmo e o meio que nos rodeia.
Sentimentos experienciados pelas pessoas ao longo da vida promovem modificações orgânicas, e são capazes de contribuir com a vitalidade ou o comprometimento do coração e demais órgãos. As emoções podem englobar alterações físicas, fisiológicas e cognitivas. Depois da ativação do hipotálamo, sistema nervoso simpático, ocorre um aumento de substâncias que podem ser prejudiciais ao organismo.
Sendo assim, vamos aqui trazer um conceito para reflexão, onde falaremos sobre o impacto das emoções de forma ampla e profunda, através do princípio da energia e da matéria, buscando equilíbrio do fluxo de energia, evitando assim a materialização de enfermidades.
As emoções representam a resposta do nosso corpo para os nossos sentimentos. Desempenham um papel importante na saúde dos órgãos ou na ocorrência de certas doenças vinculadas a eles.
Nossa atividade mental e nível emocional determinam o fluxo de energia e promove excesso, deficiência ou estagnação, que por sua vez influencia no bom funcionamento dos principais órgãos: Fígado, Baço/Pâncreas, Rim, Coração e Pulmão.
Aqui, nosso intuito é apresentar apenas as consequências que fatores emocionais reprimidos por longo período podem gerar, causando alterações no bom funcionamento das funções do nosso organismo. Entretanto, outros fatores são também responsáveis por diversos distúrbios, como má alimentação, o álcool, sedentarismo entre outros.
Emoções que alteram o bom funcionamento do fígado e seu fluxo de energia: Raiva, ressentimento, frustração;
Comportamento: Irritabilidade, ciúme, inveja;
Quando o fígado está forte podemos planejar a vida com sabedoria e visão. Ao contrário quando o fígado está fraco não consegue transmitir-nos um sentido de propósito ou direção na vida.
Trazer para a consciência, as causas geradoras da raiva, frustrações ou ressentimentos e analisar sem julgamento, transformando esse entendimento em um novo sentimento, fortalecerá seu fígado. Lembre-se, as emoções são as principais responsáveis por nossa saúde.
A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja. Emoções iradas se instalam nesses órgãos, e pode danificá-lo.
A ira e a raiva podem explodir indo do fígado para a cabeça e, assim, causar dores de cabeça, pescoço e ombro, tensão e estresse. Podem também aparecer distúrbios digestivos provocados pelo mal funcionamento do fígado e da vesícula biliar. A raiva pode causar também pressão alta e tonturas.
O Fígado armazena cerca de 13% do sangue (que é produzido pelo Baço) até surgir a necessidade de usá-lo em algum órgão, quando fará a distribuição. Este órgão trabalha sobre demanda. Sempre que o corpo apresenta uma maior necessidade de energia e de Sangue, é o Fígado que supre essa necessidade. O fluxo natural da energia e do sangue também depende de um bom funcionamento do fígado.
Este órgão se manifesta nas unhas, sendo que uma pessoa que possui unhas quebradiças ou onduladas possui uma certa fraqueza de Fígado. A visão também é de controle do Fígado. Quando estamos com a visão turva ou borrada, significa que o Fígado não está cumprindo sua função de nutrir os olhos.
A elasticidade dos tendões também depende de um Fígado trabalhando em harmonia. Quando o Fígado diminui seu funcionamento, ele deixa de nutrir os tendões, que se tornam rígidos, a tensão muscular aparece, e o indivíduo passa, também, a ter dores musculares.
Dificuldade de pegar no sono, sonhos perturbados podem indicar bloqueio de energia do fígado, além de sonambulismo e falar durante a noite.
Trazer para a consciência, as causas geradoras da raiva, frustrações ou ressentimentos e analisar sem julgamento, transformando esse entendimento em um novo sentimento, fortalecerá seu fígado. Lembre-se, as emoções são as principais responsáveis por nossa saúde
Emoções que alteram o bom funcionamento do baço e estômago e seu fluxo de energia: Preocupação excessiva, melancolia e desânimo.
Melancolia e preocupações excessivas que causam ansiedade, afetam o baço e podem causar fadiga, letargia e dificuldade de concentração. Pode também comprometer o sistema digestivo e afetar o estômago com acumulação de gás e inchaço.
Uma das funções do baço é auxiliar a digestão do Estômago por meio do transporte e da transformação das essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras. É o sistema central na produção da energia.
Suas funções fazem parte do sistema imunológico, referem-se ao seu funcionamento como um filtro e um reservatório de sangue, que retira substâncias residuais que precisam ser excretadas.
Se a função do Baço for afetada, poderá causar má digestão, distensão abdominal. Se não digere, não haverá apetite, e se funcionar mal, os alimentos ficarão estagnados no abdome.
Pode ainda haver perda de nutrientes pelas fezes, visto que os fluídos corpóreos não serão transformados nem transportados adequadamente.
Com o baço deficiente, o Sangue poderá sair dos vasos resultando em hemorragias, sangramento uterino crônico, hematomas, entre outros, a pessoa se sentirá cansada, os músculos ficarão fracos e, nos casos mais severos, poderão atrofiar. Portanto, o Baço atua ao mesmo tempo na manutenção do tônus muscular e na força dos membros.
Diz-se que o Baço é a “residência” do Pensamento. Isto significa que o Baço influencia nossa capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. Estudo excessivo, trabalho mental e concentração podem afetar o baço.
Emoções que alteram o bom funcionamento do rim e seu fluxo de energia: Medo, trauma, temor.
Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins. O fluxo de energia dessas emoções é direcionado para baixo e pode minar a nossa força e a nossa segurança, mas também incentivá-las. Força e segurança estão relacionadas com o funcionamento equilibrado dos rins nas suas funções de retenção e evacuação. Medo e sustos extremos podem levar à perda do controle da função renal.
O Rim é responsável por guardar a herança genética dos pais, o DNA, as características individuais de cada ser vivo.
Controlar os líquidos corpóreos, tem a função de transformar fluídos que já não são mais necessários no corpo em urina, e eliminar essa substância.
A capacidade de ouvir depende do Rim. Se o indivíduo apresenta zumbidos, ou diminuição da audição, certamente o problema está relacionado ao Rim.
Tem a capacidade de abastecer o cérebro, controlando assim a produção de medula óssea. Crescimento, desenvolvimento ósseo dependem da força de produção da energia do Rim.
Abriga a força de vontade, determinação, entusiasmo, firmeza, a alegria de viver, o gosto pela vida e ao espírito de iniciativa depende da força desse órgão. Pessoas inseguras ou que se sentem desencorajadas à primeira dificuldade, desanimadas são portadoras de uma deficiência energética do Rim. O medo e a vontade formam um equilíbrio entre o Yin e o Yang. Enquanto a vontade é expansiva o medo é restritivo. A vontade controla o medo e o medo estabelece limites sobre a vontade.
Lembramos novamente, as emoções são a principal responsável por nossa saúde e trazer para a consciência os sentimentos que geraram medo, temor e traumas trará não só seu bem-estar com relação a essas emoções reprimidas e liberadas, como também uma melhora significativas e todos os sintomas mencionados acima que impedem funcionamento harmonioso do seu rim, o que vai gerar uma melhora do seu corpo como um todo.
A alegria é uma emoção de profundo contentamento e está ligada ao coração. No coração se conecta também o amor.
O Coração controla as atividades mentais e é responsável pelo discernimento e pela cognição.
No nível emocional, o estado do Coração determina a capacidade que um indivíduo tem de estabelecer relacionamentos significativos.
Necessário entender que o Baço filtra o sangue, o Fígado envia o sangue para os tecidos (incluindo os vasos sanguíneos) e o coração mantém o fluxo desse sangue.
Se o Baço falha na sua função com o sangue, o Fígado não tem o adequado pra distribuir. Se o Fígado falha em distribuir, o Coração falha em manter o fluxo de sangue.
Quando o Coração tem o fluxo de Sangue adequado, a atividade mental é normal, a vida emocional é equilibrada, a consciência é clara, a memória é boa, o raciocínio é sagaz e o sono é restaurador. Quando o Coração está fraco e o Sangue é deficiente, o indivíduo pode ter problemas mentais e emocionais, como depressão, déficit de memória, dificuldade de raciocínio, insônia ou sonolência, em casos mais extremos pode haver perda de consciência.
O Coração e a mente saudáveis influenciam positivamente nossa capacidade de manter relações com outras pessoas. Quando o Coração é forte a mente também é forte e a pessoa é feliz. Quando o Coração é fraco, a mente é deficiente em vitalidade e o paciente é triste ou deprimido. Sentimentos gerados através das emoções reprimidas são as principais responsáveis por comprometer a saúde.
Os pulmões são um órgão muito importante que trabalha em estreita colaboração com o coração e que é sensível e vulnerável a emoções semelhantes.
Junto com o coração, o Pulmão é responsável em transformar o ar que respiramos em energia, levando oxigênio para o sangue.
Emocionalmente, o Pulmão se relaciona com a tristeza, podendo causar angústia, preocupação e frustração.
A sensação de ver negado o próprio espaço físico e vital pode causar problemas respiratórios e asma.
Ao contrário, os sentimentos de dignidade e orgulho contribuem para a abertura do tórax e permite que os pulmões se expandam e trabalhem melhor. As emoções que reduzem a vontade de viver são perigosas para os pulmões, especialmente a dor e o luto.
Nesse sentido, mais uma vez entendemos porque as emoções são as principais responsáveis por nossa saúde e bem-estar.
A ansiedade é uma emoção relacionada com a preocupação excessiva e isto pode afetar principalmente os pulmões e o intestino grosso. A ansiedade pode impedir uma pessoa de fazer um bom uso de sua energia, o que pode causar falta de ar, colite, úlceras e inflamação do intestino grosso. A preocupação está associada ao estômago.
Os pulmões são diretamente afetados também pela mágoa e tristeza, ditas emoções que tendem a esgotar a energia dos pulmões, elas ainda podem estagnar a energia do tórax que se evidencia por sensação discreta de aperto do peito e ligeira dificuldade de respirar.
A má postura, que comprime a caixa torácica, pode prejudicar a circulação de energia no pulmão, visto que prejudica a respiração. Fumar também prejudica o pulmão, gerando secura e calor no mesmo.
Traga para a consciência o que foi guardado no inconsciente. Quais são as emoções que se tornaram, de forma inconscientes, seus vícios emocionais?
Quais são os ressentimentos, frustrações e raivas que estão ainda guardadas e reprimidas dentro de você que são responsáveis por vários desses sintomas mencionados acima que impedem o funcionamento harmonioso e o livre fluxo de energia do seu fígado?
Olhe também para as emoções reprimidas por longo tempo relacionadas a pensamentos excessivos e melancolia. Elas podem influenciar o bom funcionamento e o fluxo de energia do Baço e estomago.
Temor, medo e choque emocionais que não são olhados e entendidos afetam diretamente o bom funcionamento e fluxo de energia do rim.
A falta de alegria e entusiasmo pela vida, sentidos de forma prolongada vão afetar o bom funcionamento e fluxo de energia do coração.
Já a tristeza, angústia e mágoa guardadas por longo tempo vão causar mal funcionamento das funções dos pulmões e afetar seu fluxo energético.
Então, concluímos que, em sendo as emoções as principais responsáveis por nossa saúde e bem-estar, é fundamental que consigamos trazer para a consciência os sentimentos que geraram emoções reprimidas por longo tempo é fundamental e quando entendidas e liberadas, causam melhora significativas e todos os sintomas mencionados acima que impedem o funcionamento harmonioso dos específicos órgãos e vai gerar uma melhora do seu corpo como um todo.
A forma mais simples e efetiva que ajuda você no acesso as emoções reprimidas e guardadas no inconsciente, é através da diminuição da frequência de ondas cerebrais para o estado Theta.
É nessa frequência que nosso inconsciente permite com maior facilidade, acessar essas informações ocultadas, e sem a interferência da mente analítica poder entender, analisar sem julgamento e transformar a emoção densa e dolorosa em um novo entendimento, se acolhendo e ressignificando dentro de você tudo aquilo que, por longo tempo, foi ou foram os motivos emocionais que trouxeram os bloqueios e influenciaram tanto na sua tomada de decisões quanto no bom funcionamento dos seus órgãos e vísceras.
Um terapeuta experiente poderá ajudar você nesse processo.
Conte conosco.