São muitas as pessoas que se sentem limitadas, vitimizadas ou mesmo se sabotam por acreditarem não ter capacidade para realizar algo. Isso acontece devido às crenças limitantes que foram desenvolvidas na infância e ao longo da vida.
Os fatos que ocorrem na vivência dos seres humanos vão trazendo informações que são internalizadas e moldam sentimentos, pensamentos e perspectivas. Muitos desses dados ficam no inconsciente e agem como uma programação de fundo, igual a um computador.
Mas como ficar livre dessas crenças e ter uma saúde equilibrada? É o que você vai descobrir ao continuar lendo este artigo. Vamos lá?
As crenças são construídas de acordo com a interpretação dos fatos das experiências de vida de cada indivíduo. O mesmo acontece com as crenças limitantes, de situações negativas que tiveram impacto para a pessoa.
Logo, isso determina como serão as interpretações de fatos futuros, das escolhas e decisões a serem tomadas. Por exemplo, quando algo desagradável ocorre com certa frequência, o cérebro produz pensamentos ruins tendo aquilo como verdades absolutas e que vão sendo adequadas ao comportamento do indivíduo.
Dessa forma, o cérebro absorve os episódios negativos e cria pensamentos distorcidos. Isso provoca crenças limitantes que impedem as pessoas de evoluírem e obterem suas conquistas, sendo uma espécie de desculpa para não tentar, nem realizar suas vontades.
Essa situação, deixa as pessoas dentro de uma zona de conforto, limitando o desenvolvimento pessoal. Por isso, é importante identificá-las o quanto antes para não atrapalharem a vida e a profissão.
Listamos abaixo algumas formas de se livrar desse tipo de pensamento e ter sucesso em âmbito pessoal e profissional. Confira!
O reiki é uma ferramenta utilizada na ajuda do equilíbrio emocional através da elevação da frequência vibracional e harmonização dos chakras pela canalização da energia vital. Quanto mais nos sintonizamos com nossos sentimentos, mais nos tornamos capazes de elevar nossa vibração. Uma vibração mais baixa captará pensamentos vibracionais inferiores, negatividades, julgamentos e críticas; enquanto que um ser que está vibrando num estado mais elevado começará a captar pensamentos que são mais amorosos. A medida que sua frequência vibracional se eleva, sentirá mais empatia, compaixão e gratidão. Não importa a circustância, se tornará inegável ao longo do tempo que a sua alta vibração começará a mudar estados emocionais de pessoas que se aproximam de você.
Já no trabalho com o thetahealing, tanto o terapeuta quanto o paciente fazem o reconhecimento dos padrões limitantes. Procuram a sua origem, que pode estar na infância, histórico familiar ou influências genéticas e, identificados os padrões negativos, ressentimentos e tristezas antigas, culpas e medos profundos, é iniciado o trabalho de resignificação das memórias, liberando os bloqueios energéticos, que são as barreiras que impedem o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Uma vez encontradas, as crenças limitantes são alteradas e substituídas por outras que deixarão o indivíduo liberto.
Ao trabalhar as crenças são percebidos efeitos positivos: melhora os relacionamentos, ajuda na obtenção de um emprego, auxilia na aceitação da aparência física, reduz os sintomas de depressão, entre outros benefícios.
A alimentação saudável é uma importante atitude para a saúde mental, pois as carências de nutrientes prejudicam o desenvolvimento e a preservação das funções do cérebro. Logo, invista em refeições ricas em proteínas e vitaminas.
Coloque o cérebro para exercitar, assim evitará a perda de neurônios e obterá mais capacidade de memorização e aprendizado. São bons os jogos de memória, quebra-cabeça e testes lógicos.
Além disso, as atividades físicas são grandes parceiras, porque não é somente o corpo o beneficiado e, sim, o emocional que encontra nos exercícios uma válvula para extravasar o estresse.
O pensamento negativo é um grande inimigo do cérebro e controlá-lo não é nada fácil. Contudo, há uma maneira de manter a positividade. Quando surgirem pensamentos ruins, questione-se como está se sentindo em relação a isso e modifique a forma de enfrentamento. Também respire fundo antes de falar ou agir e conte até 10 imaginando a situação se transformando em algo positivo.
Viu como há solução para se libertar dessas amarras? Procure alguns dos caminhos apresentados e comece o tratamento. Aos poucos perceberá o quanto as crenças limitantes prejudicavam sua vida e seja feliz.
Quer se aprofundar no assunto? Então leia sobre o autoconhecimento e liberte-se!